Categoria

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Possibilidade de uma Mulher entrar na Marinha Brasileira.

1- Quais são as possibilidades de ingresso da mulher na Marinha?

A mulher militar na Marinha do Brasil integra os diversos Corpos e Quadros, concorrendo à progressão hierárquica em absoluta igualdade de condições com os militares do sexo masculino, em cada Corpo ou Quadro, conforme descrito a seguir:

Corpo Auxiliar de Praças (CAP) - supre a Marinha do Brasil com profissionais de nível técnico em diversas áreas como:

- administração, administração hospitalar, artes gráficas, biblioteconomia, contabilidade, desenho e arquitetura, desenho mecânico, desenho técnico, documentação médica, edificações, enfermagem, eletrônica, eletrotécnica, estatística, estruturas navais, fisioterapia, geodésia e cartografia, higiene dental, mecânica, meteorologia, nutrição e dietética, patologia clínica, processamento de dados, prótese dentária, química, radiologia médica, reabilitação, secretariado e telecomunicações.

Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) - ocorre por admissão ao Quadro de Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Corpo de Engenheiros da Marinha (EN) - destina-se, primordialmente, ao exercício de funções que visam à aplicação de conhecimentos técnicos necessários às atividades de manutenção e reparo dos meios existentes e ao projeto e desenvolvimento dos meios flutuantes.

Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - destina-se a suprir a Marinha do Brasil com profissionais de saúde, sendo constituído pelos seguintes Quadros:

- Quadro de Médicos,

- Quadro de Cirurgiões-Dentistas, e

- Quadro de Apoio à Saúde, composto pelas especialidades de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

Corpo Auxiliar da Marinha

- Quadro Técnico (T) - tem como propósito suprir a Marinha do Brasil com oficiais das mais diversas profissões, como: arquivologia, história, biblioteconomia, geologia, ciências náuticas (oficiais de náutica da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM), matemática, museologia, comunicação social, oceanografia, desenho industrial, pedagogia, direito, processamento de dados, estatística, psicologia, física, serviço social e geofísica.

- Quadro Complementar (QC) - tem como propósito suprir a Marinha do Brasil de oficiais para funções técnicas e administrativas.

Podem ingressar no QC, profissionais habilitadas nas seguintes profissões: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

A carreira de oficial do QC se estende até o posto de Capitão-Tenente, quando a oficial pode ser transferida para o Corpo de Intendentes da Marinha ou para o Quadro Técnico (T).

SERVIÇO MILITAR INICIAL

A prestação do Serviço Militar Inicial (SMI) por Médicos, Dentistas e Farmacêuticos é obrigatória, na forma da lei (Lei n.º 5292 e os Decretos n.º 63.704/68 e 1295/94), para o sexo masculino e facultativo para o feminino, sendo prestado pelos estudantes dos referidos cursos que concluem o último período. Informações específicas podem ser obtidas junto ao Serviço de Recrutamento dos Distritos Navais (SRD), ou na organização militar mais próxima de sua residência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário