Categoria

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COLÉGIO NAVAL - MARINHA BRASILEIRA.

                                               
O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.
O Colégio Naval é uma tradicional instituição da Marinha do Brasil, com mais de cinqüenta anos de existência. Tem por objetivo a formação de seus Alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser Aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio (antigo Segundo Grau), acrescido de instrução naval especializada.



Adaptação:
Após ser aprovado no concurso de admissão ao Colégio Naval, o candidato é submetido, antes do início do curso, ao período de adaptação. Esse período tem duração aproximada de duas semanas, e tem como objetivo incutir ao "adaptando" os primeiros ensinamentos da doutrina militar e da futura rotina do curso. Durante esse tempo, o futuro Aluno permanece em regime de internato no Colégio Naval, sendo permitida a visita de parentes após a primeira semana. No final do período de adaptação, os adaptandos remanescentes da lista do início do período, além dos adicionados para preencher as vagas, executam a formatura do recebimento de platinas, que finalmente lhes confere o status de Aluno do Colégio Naval.



Curso:
Após o período de adaptação, o Aluno ingressa no Curso de Preparação de Aspirantes, que tem por objetivo prepará-lo para o ingresso na Escola Naval. O curso tem duração de três anos, e é composto de três principais áreas: acadêmica, física e militar. Na parte acadêmica são recebidos ensinamentos em sala de aula referentes ao curso do Ensino Médio, além de instruções atinentes ao preparo militar-naval. Na parte física, os alunos treinam com professores em suas respectivas equipes, onde recebem os ensinamentos adequados para o desenvolvimento dentro das mesmas. Na parte militar, o Aluno recebe instrução de marcha, afim de prepará-lo para cerimônias militares, além da escala de serviço.
O Corpo de Alunos é dividido em três anos escolares. Os recém matriculados após o período de adaptação tornam-se Alunos do 1º ano. Os Alunos são divididos em Companhias, sendo que cada uma delas é dividida em Pelotões. No CN, o comando dos Pelotões e Companhias é exercido pelos Alunos mais antigos, sendo que há um Comandante de Companhia, este Oficial, responsável por cada Companhia. O Corpo de Alunos, por sua vez, tem seu comando exercido pelo Comandante do Corpo de Alunos, normalmente um Oficial Superior.



Rotina:
Atualmente, no CN, os alunos seguem a seguinte rotina:

06:00h   Alvorada                                                                                                                            06:30h   Café da manhã                                                                                                                   07:15h    Início das aulas                                                                                                                 12:20h   Término das aulas                                                                                                           12:25h    Almoço                                                                                                                              13:30h    Parada escolar (inspeção)                                                                                             14:15h     Atividade do 7º tempo                                                                                                     15:30h    Treinamento Físico-Militar                                                                                              18:20h    Janta                                                                                                                                  19:30h    Estudo obrigatório                                                                                                          21:00h    Ceia                                                                                                                                  22:00h    Silêncio



Hino:
  • Letra: Júlio de Camargo
  • Música: Luís Felipe Magalhães
Ao deixarmos com orgulho nossos lares
Nós dizemos com fé e emoção
A Marinha sempre forte pelos mares
É o desejo de nossos corações
Pela honra de servir a pátria amada
E por ela viver e lutar
Somos hoje a esperança da armada
E o futuro da Pátria no Mar.
Colégio Naval!
Esperança da armada brasileira
O nosso ideal
É no alto manter nossa Bandeira
Colégio Naval!
Sempre avante com garbo varonil
Daremos nossas vidas!
Para glória do Brasil.
Sempre unidos pela Pátria lutaremos
Como Greenhalgh lutou até morrer
O auriverde pavilhão defenderemos
Sempre atentos à lei e ao dever
À Marinha dedicamos nossa mente
Nossa alma e o braço viril,
Porque somos na hora presente
Marinheiros do nosso Brasil.


Grito de guerra:
E ao Colégio Naval tudo ou nada?
Tudo!
Então como é que é como é que é?
É
Quiricomba, Zepelim,
Cangerê com Gingilim,
Arreguá, guá, guá
Bambuê, Caxinguelê
Embaúba, Berimbau
Naval, Naval, Naval!


Concurso:
Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o PSACN (Processo seletivo de admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O PSACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática. Os candidatos aprovados na primeira fase avançam para a segunda, constituída pelas matérias Português, Estudos Sociais, Ciências e Expressão Escrita. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional. É um dos concursos mais difíceis e concorridos da América Latina, sendo recomendado alguns meses de preparo.
A Marinha do Brasil estará com inscrições abertas entre 11 de maio e 1º de junho para preencher 214 vagas no Colégio Naval
As vagas no Colégio Naval são para candidatos com 15 a 18 anos completos no dia 1º de janeiro de 2010, e que tenham nível fundamental completo. O curso terá início no dia 2 de fevereiro;


Nenhum comentário:

Postar um comentário